CAMPO DE FÉRIAS
No Campo de Férias são promovidas iniciativas que abranjam todas as áreas de expressão, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e promoção de estilos de vidas saudáveis; o grande objetivo é promover a inclusão social de todos, independentemente da idade, género, raça, etnia, origem, religião, condição económica ou outros, de acordo com o ODS10.

SOBRE A PROGRAMA
Apresentação
O Campo de Férias promovido pela Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação de Cucujães, surge como resposta a uma necessidade, sentida pelos Encarregados de Educação, ao longo dos últimos tempos, de resposta local de ocupação de tempo livre dos seus educandos, sobretudo na época das férias escolares.
Pretende-se proporcionar uma ocupação saudável das férias escolares, através da concretização de atividades estruturadas de natureza Educativa, Pedagógica, Desportiva, Lúdica, Social, Diversificada e Multidisciplinar, apostando sempre na qualidade em cada uma destas áreas. Proporcionam-se ainda fortes momentos de aventura e recreação, que culminam em experiências de aprendizagem e desenvolvimento psicopedagógico e social.
O Campo de Férias procura oferecer às crianças e jovens, um espaço aberto à descoberta individual, aliando divertimento e aprendizagem a partir de diversas áreas de expressão plástica e artística, dos jogos e das atividades ao ar livre.
A organização privilegia metodologias lúdicas e participativas, procurando estimular os participantes para a descoberta das suas capacidades e potencialidades, com vista a um maior desenvolvimento e autonomia.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS
PÚBLICO-ALVO
Este projeto é destinado a todos os jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos.
No último Campo de Férias, em 2021, participaram 42 crianças.
PARCEIROS
Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Autarquia, Paróquia, Núcleo de Atletismo de Cucujães (NAC), Atlético Clube de Cucujães (ACC), Clube Desportivo de Cucujães (CDC).
DURAÇÃO
Inicialmente o Campo de férias tinha a duração de 2 semanas, como não era suficiente para as necessidades existentes, passou para 3 semanas mas logo teve um aumento de 4 semanas, sempre durante o mês de Julho.
LOCAL
O ponto de encontro é na escola EB1 Rebordões.
As actividades decorrem em diversos pontos da Freguesia e do Concelho, tais como: Atlético Clube de Cucujães, Clube Desportivo de Cucujães, Piscina Municipal, outros.
ACTIVIDADES
Todas as actividades têm por base o jogo e a exploração, jogos de orientação, jogos educativos, jogos de expressão dramática, jogos livres, dinâmica de integração grupal, jogo lúdico, momentos artísticos.


Educação e promoção da saúde
Pretendemos explorar através do jogo o tema da educação e promoção da saúde, para assim tentar fomentar o interesse dos adolescentes para a adopção de hábitos e comportamentos saudáveis como parte do seu desenvolvimento integral, modificando os comportamentos que correspondam a costumes individuais e sociais prejudiciais e perigosos para a saúde; alertar os jovens para os riscos existentes durante a época balnear, nomeadamente a exposição solar excessiva e o afogamento.
Algumos exemplos de actividades: workshop primeiros secorros, jogo da Protecção Solar...
Interagir com o seu espaço
Exploração do meio, através da educação ambiental passa por ser a consciência de que uma coexistência com qualidade em qualquer local depende, desde logo, do conhecimento mais ou menos profundo que se tenha do espaço envolvente.
Algumos exemplos de actividades: jogos desportivos, praia, piscina, dança, expressão plástica, peça de teatro

A NOSSA EQUIPA
Apresentação
Todos os animadores integrados no nosso campo são jovens maiores de 18 anos.
O monitor é responsável por um número limitado de crianças conforme as idades:
Um monitor para cada 6 crianças nos casos em que a idade destes seja inferior a 10 anos;
Um monitor para cada conjunto de 10 participantes nos casos em que a idade destes esteja compreendida entre os 10 e os 16 anos.
Um coordenador, responsável pelo programa pedagógico e pela gestão de todos os recursos humanos e materiais necessários à execução do mesmo, sendo ainda elemento de ligação com a entidade e com os encarregados de educação dos participantes.
Monitores de apoio, animadores com formação especializada, com funções de apoio ao coordenador e aos animadores.











