APOIO ALIMENTAR
As várias medidas existentes de apoio alimentar às pessoas mais carênciadas pretendem ser um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal. Considerando que as principais causas são estruturais, mas agravadas por factores conjunturais, todos estes apoios pretendem não só a intervenção mediante apoio alimentar, mas também no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão.
SOBRE
Apoio Alimentar da União Europeia em Cucujães
A União Europeia (UE) possui programas de apoio alimentar desde 1987.
Desde 1999 que entregamos alimentos, primeiro com o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC) depois passou para o Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas Mais Carenciadas (FEAC) e em 2014 passou para o Programa Operacional de Apoio Alimentar a Carenciados (POAPMC), todos estes programa têm o apoio da União Europeia (EU).
O POAPMC foi aprovado pela Comissão Europeia em 17 de Dezembro de 2014, financiado pelo FEAC e pelo Orçamento de Estado (OE). Encontra‐se alinhado com os objectivos da Estratégia Europa 2020, relativamente à meta de redução da pobreza, propondo‐se contribuir para responder a formas de pobreza mais acentuadas, no sentido de produzir impacto na meta de redução de, pelo menos, 200 mil pessoas em situação de pobreza até 2020.
O POAPMC garante mais um apoio em alimentação para algumas famílias de nosso Concelho, quer sejam por nós acompanhadas ou sinalizadas por outras instituições parceiras.
PROGRAMAS COMPLEMENTARES
Ao nível de apoio alimentar às famílias, para além do Banco Alimentar Contra a Fome e Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), podemos contar com outros apoios, nomeadamente: Campanha de Recolha de alimentos proveniente da Missão Continente. O Continente de S. J. Madeira, através de uma candidatura à Entrajuda, apoia na entrega semanal de pão e mensalmente com quebras alimentares, produtos de higiene e de limpeza. Esporadicamente temos o apoio do hipermercado LIDL e algumas campanhas realizadas pela freguesia, ginásios, escolas, clubes desportivos, escuteiros e pessoas individuais.
ALGUNS INDICADORES E INFORMAÇÕES
EXEMPLOS DE ALIMENTOS DISTRIBUÍDOS
Arroz
Massa
Leguminosas enlatadas (grão de bico, feijão)
Leite
Legumes congelados (alho francês, cenoura)
Atum, Sardinha e Cavala
Azeite e Óleo
Frango e Peixe
OS NOSSOS PARCEIROS
Banco Alimentar contra a Fome
Continente
LIDL
Intermarché
Cruz Vermelha Portuguesa
Grupos e Particulares
RECEITAS
Periodicamente, distribuímos receitas práticas e saudáveis aos beneficiários do apoio alimentar. Pode encontrá-las aqui!
SESSÕES DE COZINHA
Pode juntar-se às nossas sessões de "show-cooking" na Cruz Vermelha para aprender novas receitas e melhorar os dotes culinários.